Compartilhe aqui

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Pedro, porém, disse: Não tenho nem ouro nem prata, mas o que tenho eu te dou: em nome de Jesus Cristo Nazareno, levanta-te e anda!

Esta é uma passagem escrita por São Lucas no livro dos Atos dos Apóstolos (Cap. 3,6). 

São Lucas que era um gentio, nascido em Antioquia na Síria não se sabe exatamente a data do seu nascimento, era pintor, médico e historiador, não viveu com Jesus, escreveu o Evangelho de São Lucas e o livro de Ato dos Apóstolos, que relata neste segundo livro baseado em depoimentos e testemunhas que viveram com Jesus. São Lucas converteu-se ao cristianismo e tornou-se discípulo e amigo de Paulo de Tarso, Paulo o chamava de colaborador e de médico amado e segundo o testemunho dos Atos dos Apóstolos e das Cartas de São Paulo, que constituem os únicos dados biográficos autênticos, acompanhou o apóstolo em sua segunda viagem missionária de Trôade a Filipos, onde permaneceu por seis anos seguintes. Depois novamente acompanhou Paulo, desta vez numa viagem de Filipos a Jerusalém por volta de (57-58 DC). Também esteve presente na prisão do apóstolo em Cesaréia e o acompanhou até Roma. Com a execução do apóstolo e seu mestre por volta dos anos 67 DC, deixou Roma e, de acordo com a tradição cristã, enquanto escrevia seu Evangelho, teria pregado em Acaia, na Beócia e também na Bitínia, onde teria morrido por volta dos anos 70 DC.


A passagem que me traz aqui é esta:

" Não tenho ouro e nem prata mas o que tenho eu te dou, em nome de Jesus Nazareno levanta e anda".

Acredito eu ter sido uma das principais passagens para Pedro na Sagrada Escritura em que, após ter convivido com o Mestre durante três anos, ouvindo, vivenciando,  e aprendendo dia a dia, tudo o que Jesus ensinava, todo o amor que o Mestre partilhou com os seus discípulos, toda sabedoria. Pedro na sua condição humana sabia que nada poderia fazer, mas vemos que, independente de quem sejamos, seja lá qual for o nosso grau de instrução, nossa condição financeira, cor, religião, caráter, defeitos, pecados, Deus transforma nossas vidas, muda histórias, renova o fraco e o abatido, restaura o caído, enche de unção, força e poder todo aquele a quem Ele desejar alcançar.

Vemos que que após ter presenciado todo sofrimento de Jesus sendo crucificado naquela cruz que Ele mesmo carregou para ser morto, com certeza eles (os discípulos) tenham ficado muito assustados e com muito medo com tudo o que estava acontecendo. Imagino que quanto medo eles ficaram, mesmo sabendo do próprio Jesus que Ele deveria sofrer para que a promessa de Deus se cumprisse. 

Mas Jesus disse: 
"8E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento: 9o pecado, porque não acreditaram em mim; 10a justiça, porque vou para o Pai, de modo que não mais me vereis; 11e o julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado” (Lc 16, 8-11).

A promessa que Deus fez, trocando o sacrifício do sangue de uma cordeiro pelo sangue do seu próprio Filho para a salvação de toda a humanidade como vemos aqui nessa passagem. 

4Em verdade, ele tomou sobre si nossas enfermidades, e carregou os nossos sofrimentos: e nós o reputávamos como um castigado, ferido por Deus e humilhado. 5 Mas ele foi castigado por nossos crimes, e esmagado por nossas iniquidades o castigo que nos salva pesou sobre ele; fomos curados graças às suas chagas. 6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, seguíamos cada qual nosso caminho; o Senhor fazia recair sobre ele o castigo das faltas de todos nós. 7 Foi maltratado e resignou-se; não abriu a boca, como um cordeiro que se conduz ao matadouro, e uma ovelha muda nas mãos do tosquiador. (Ele não abriu a boca.) no livro do profeta (Isaías Cap. 55 4-7). 

Deus nos deu o direito de sermos Profetas, anunciadores do Evangelho em nome de seu Filho. Nos deu o direito de em nome de Jesus curar doentes, expulsar demônios. 

Mas aonde quero chegar? Jesus morre numa cruz derramando seu sangue. Deus trocou o sangue de um cordeiro pelo sangue de seu Filho. A salvação do mundo se cumpre. Tudo isso já nos bastaria! Jesus durante três dias e três noites ficou na escuridão, morto mas venceu a morte e ressuscitou e durante 40 dias ainda ficou na terra para que se cumprisse o prometido por Ele mesmo. Precisaríamos de algo mais impetuoso que nos daria força, a força que Pedro e João tiveram. O derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes, línguas de fogo que eram sopradas do céu sobre suas cabeças e ali começa um novo tempo. 


O mestre Falou, seus discípulos ouviram, creram naquilo que Ele falou e agora os seus começam uma nova vida, a graça do Senhor esta sobre eles. Imagino Pedro e João indo ao Templo rezar na hora nona como era de costume, cheios da graça do Senhor fico imaginando o poder do Senhor, o Espírito Santo agindo na vida de Pedro e João, penso que no lugar em que eles estivessem passando pessoas sendo curadas só de estar perto. 

Vejo nessa passagem onde Pedro e João indo para o Templo e aquele paralítico que durante mais ou menos 40 anos aceitava aquela condição, ele não tinha saída, ele não tinha como fazer pra ele mesmo, não andava, mal podia olhar e levantar suas mãos para pedir esmolas, mas justamente naquele lugar e naquela hora ele viu que Pedro e João iam em direção ao Templo e pediu as pessoas o colocassem na porta do Templo para ali ele receber esmola para o seu sustento.

Pedro caminha em direção ao Templo e chegando a porta ali vê aquele paralítico de mãos estendidas. Ele queria apenas uma esmola para comprar talvez comida acredito eu. Mas Pedro e João o olham e dizem: “Olha pra nós!” E aquele homem olha pensando que ia receber deles apenas uma esmola, Pedro e João diz: “Não tenho nem ouro nem prata, mas o que temos te dou: em nome de Jesus Cristo Nazareno, levanta-te e anda!” o eles ainda estendem suas mão pra aquele homem e ele levanta e começa a andar a pular de alegria e começa a Louvar a Glorificar a Deus e ainda os segue.

Quantos cochos eu vejo no meu dia a dia. Muitas das vezes dentro da minha própria casa precisando apenas que eu estenda as minhas mão ou talvez esperando que apenas eu abre a minha boca e deixe que que o Espírito Santo me use para que ele possa ouvir apenas " o que você precisa de mim" eu não tenho muitas coisas, mas posso te dar carinho, limpar suas feridas, chorar junto com você, te dar o meu ombro te alimentar. Até quando vou ficar esperando que as coisas aconteçam para que as pessoas olhem pra mim e vejam que é Cristo que habita em mim. Estamos vivendo em mundo totalmente voltado para o possuir e estamos esquecemos de viver, não viemos neste mundo para ser servidos mas para servir. Servir primeiro na minha casa. 

Na primeira carta de São João no Cap. 4, 20 diz: 20Se alguém disser: Amo a Deus, mas odeia seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê. É meu irmão vemos que nossa primeira tarefa é aqueles que estão em nossa volta e que muitas vezes estamos querendo tapar o sol com peneira, queremos muitas vezes fazer la fora e dentro de nossa casa estamos nos manipulando. Ha! Aqui tem outros que podem fazer! Talvez seja por que ele é um drogado ou viciado em bebida e você não queira encarar isso na sua vida, na sua própria casa.

É Jesus que pediu. Ide pelo mundo e anunciai o meu Evangelho a todas as criaturas e tudo que ligares na terra será ligado no céu, e tudo que desligares na terra será desligado no céu. Será que estamos evangelizando também em nossa casa. As vezes vamos pra a Igreja e queremos fazer lá ou vamos para um grupo de Oração querendo mostrar Jesus Lá. 

Depende apenas de mim, de você, da sua mão, da sua vontade de abrir a boca e deixar que a graça do Senhor se realize, ela pode estar a acontecer esperando apenas você abrir a boca, tomar uma iniciativa, deixar que Jesus seja seu dono, seu Mestre como foi para os discípulos. Talvez você esteja ai pensando. Sou pecador. Sim somos todos pecadores, mas somos também portadores da graça da Graça do Senhor. Foi por mim meu amigo, por você, Ele não veio para o Justo, mas por mim que sou pecador, mas preciso pensar que posso fazer e ser diferente comigo mesmo e com meu próximo. Depende apenas de mim. Depende apenas de você, acredite. Sua família esta a sua espera, não deixe que ela estrangulada. Seja diferente, ser de Deus não custa caro, custa apenas dizer sim e viver a sua vida em prol de quem está ao seu lado. Somos humanos e não somos limitados mas dependemos um dos outros para vivermos felizes.
Deus Abençoe.

x

Nenhum comentário:

Mais Procurados